Ir para o conteúdo principal
Public Health

Boletim sobre a saúde na UE n.º 249 – Em destaque

Ambicioso mas realista! UE revela os primeiros passos rumo ao Plano Europeu de Luta contra o Cancro

Stella Kyriakides, comissária da Saúde e Segurança dos Alimentos, fala sobre uma das prioridades da Comissão Europeia, o combate ao cancro, e, em particular, o «Plano Europeu de Luta contra o Cancro», cujo trabalho preparatório foi lançado no Dia Mundial contra o Cancro, em 4 de fevereiro, na presença da presidente Ursula von der Leyen e da vice-presidente Margaritis Schinas.

Por que razão é necessário um novo plano?

A cada nove segundos, é diagnosticado um novo caso de cancro. Trata-se da segunda principal causa de morte após as doenças cardiovasculares e tem consequências devastadoras para a nossa saúde, os sistemas de saúde e as economias.

A situação é má, as previsões são ainda piores: estima-se que os casos de cancro dupliquem até 2035. É necessário inverter esta tendência alarmante.

O que traz de novo esta abordagem?

Se trabalharmos em conjunto, temos uma enorme capacidade de obter mudanças. O ambicioso mas realista Plano Europeu de Luta contra o Cancro quer tirar partido desta força coletiva.

Queremos colocar a tónica em vários domínios importantes. Em primeiro lugar, o Plano Europeu de Luta contra o Cancro deve adotar uma abordagem global de integração da vertente da saúde em todas as políticas. A luta contra o cancro não pode ser travada só no laboratório ou no consultório médico. É necessário combater a doença nas escolas, no local de trabalho, através de políticas de saúde pública e adotando um estilo de vida saudável. Precisamos da colaboração de muitos setores, como o emprego, o ambiente, a agricultura, a comercialização, o ensino e a fiscalidade, e precisamos de agir resolutamente.

Devemos também focar-nos na prevenção, enquanto «melhor remédio». Até 40 % dos casos de cancro são evitáveis. É um número que causa perplexidade, mas também é um motivo de esperança. Devemos intensificar resolutamente o nosso trabalho de promoção de estilos de vida saudáveis e criar ambientes mais saudáveis, em particular para as crianças. Devemos também prosseguir os nossos esforços para que seja fácil e acessível optar por um estilo de vida saudável. Nomeadamente, quero assegurar que a prevenção do cancro se reflete na nova estratégia «do prado ao prato», que apresentarei no âmbito do Pacto Ecológico Europeu, para melhorar a forma como produzimos e consumimos alimentos.

O rastreio e o diagnóstico precoce permitem salvar vidas. Alguns Estados-Membros têm programas nacionais de rastreio do cancro do colo do útero, do cancro da mama e do cancro colorretal, que conduziram a melhores resultados de sobrevivência; mas outros não os têm. É inaceitável que estes resultados difiram tanto entre os países da UE.

Todos os doentes com cancro têm o direito fundamental de receber os melhores cuidados, de aceder a medicamentos e a tratamentos inovadores nas mesmas condições e de participar em ensaios clínicos. Os Estados-Membros, a indústria farmacêutica, os doentes, os prestadores de cuidados de saúde e as organizações de defesa dos doentes têm um papel a desempenhar para garantir que todas as pessoas usufruem da igualdade de acesso aos cuidados mais indicados.

Também temos de nos concentrar nas pessoas e não apenas na doença. Devemos garantir a qualidade de vida depois do cancro, dando aos doentes, aos sobreviventes, às suas famílias e aos cuidadores o apoio de que necessitam. Devemos igualmente combater qualquer estigma ou discriminação que possa aumentar o seu sofrimento.

Os cuidados paliativos são uma fase no historial do doente de que muitas vezes não se fala, além de ser uma área em que a desigualdade de acesso é muito evidente. Também urge resolver esta questão.

Por último, vamos criar um espaço europeu de dados de saúde para promover o intercâmbio de dados relativos à saúde e apoiar a investigação sobre novas estratégias de prevenção, tratamentos e resultados. Ao maximizarmos o potencial da saúde em linha, também podemos ajudar a reduzir as desigualdades.

Para além de aproveitarmos da melhor forma o que já sabemos, continuaremos a explorar o que ainda não conhecemos. O plano estará estreitamente ligado à missão de investigação sobre o cancro no futuro programa Horizonte Europa.

Atividades a nível da UE

Cancro

Comissão Europeia – Saúde e Segurança dos Alimentos

Sistema europeu de informação sobre o cancro

Comissão Europeia – Centro Comum de Investigação/Plataforma Científica da UE

Iniciativa da Comissão Europeia sobre o cancro da mama

Comissão Europeia – Centro Comum de Investigação/Plataforma Científica da UE

Rede Europeia de Registos Oncológicos

Comissão Europeia – Centro Comum de Investigação/Plataforma Científica da UE

Notícias

Comissão Europeia lança consulta pública à escala da UE sobre o Plano Europeu de Luta contra o Cancro

A consulta, que decorre durante doze semanas, irá contribuir para definir o plano, identificar áreas fundamentais e explorar ações futuras. Todas as pessoas ou organizações interessadas são convidadas a partilhar os seus pontos de vista e as suas experiências em todas as línguas oficiais da UE.

Roteiro: dê a sua opinião sobre o Plano Europeu de Luta contra o Cancro até 3 de março de 2020

A Comissão lançou igualmente uma consulta sobre o roteiro do plano, que tem a duração de quatro semanas. A consulta visa recolher opiniões que contribuam para desenvolver e aperfeiçoar a iniciativa.

A presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, fez um discurso comovente e motivador na conferência do Plano Europeu de Luta contra o Cancro

«Este problema afeta-me pessoalmente», afirmou a presidente Ursula von der Leyen quando partilhou a história da morte por cancro da sua irmã mais nova aos 11 anos de idade. Sublinhou, porém, que o cancro não era só uma questão pessoal, mas sim um problema que nos afeta a todos. Ursula von der Leyen está determinada em conseguir que a Europa faça progressos na luta contra esta doença.

«Chegou a hora de mudarmos de paradigma», afirma a comissária da Saúde, Stella Kyriakides, que conseguiu vencer três vezes o cancro

Por ocasião do seu discurso no Dia Mundial contra o Cancro, a comissária falou sobre o Plano Europeu de Luta contra o Cancro e afirmou que, tal como sucede no historial de todos os doentes com cancro, haverá avanços e recuos durante o desenvolvimento do plano. «Mas juntos, chegaremos lá. Juntos, faremos a diferença.»

Perguntas e respostas: Plano Europeu de Luta contra o Cancro – vamos fazer mais

O Plano Europeu de Luta contra o Cancro irá definir as ações para apoiar, coordenar ou complementar os esforços dos Estados-Membros em todas as fases principais da doença, desde a prevenção, o diagnóstico precoce e o rastreio, o tratamento e os cuidados de saúde à qualidade de vida dos doentes, dos sobreviventes e dos cuidadores.

Grupo diretor sobre promoção da saúde debate ações em matéria de cancro na reunião conjunta com o Comité do Programa Horizonte 2020

A reunião de 24 de janeiro de 2020 foi dedicada ao cancro. Os participantes foram informados do objetivo da Comissão de assegurar uma estreita colaboração entre as direções, abordando o tema do cancro tanto do ponto de vista político como de investigação.

«Eurodeputados contra o cancro» colaboram com a Comissão para acolher o evento do Plano Europeu de Luta contra o Cancro

O grupo de interesses «Eurodeputados contra o cancro» foi criado por deputados do Parlamento Europeu em 2005 e continua a ser o único grupo que se dedica exclusivamente à política em matéria de cancro no Parlamento Europeu. Pode encontrá-lo no Facebook.

Iniciativa do Dia Mundial contra o Cancro celebra o 20.º aniversário

O Dia Mundial contra o Cancro, que se celebra a 4 de fevereiro, é um destacado dia internacional de sensibilização organizado pela União Internacional de Controlo do Cancro. Criado em 2000, tornou-se um movimento mobilizador que permite a todas as pessoas em qualquer parte do mundo unir os seus esforços para enfrentar um dos grandes desafios da nossa história.

Plano Europeu de Luta contra o Cancro estreitamente ligado à missão de investigação sobre o cancro

As missões são uma iniciativa inovadora do Programa-Quadro de Investigação e Inovação «Horizonte Europa» destinada a maximizar os efeitos do apoio da UE na investigação e na inovação e a demonstrar a sua relevância para a sociedade e os cidadãos.

Fundo Mundial para a Pesquisa do Cancro publica relatório sobre as restrições à comercialização para proteger a saúde das crianças

O relatório «Building Momentum: lessons on implementing robust restrictions of food and non-alcoholic beverage marketing to children» faz parte de um rol de conselhos destinados aos decisores políticos sobre as restrições à comercialização de alimentos e bebidas para as crianças.

Projetos do Programa de Saúde

Código Europeu contra o Cancro

Publicado pela primeira vez em 1987, o código financiado pela Comissão foi atualizado várias vezes para refletir melhor a forma como os próprios cidadãos podem tomar medidas para prevenir o cancro. A informação está disponível em todas as línguas oficiais da UE

Parceria europeia de ação contra o cancro

Esta primeira ação conjunta teve início em 2009 e reuniu os esforços das diferentes partes interessadas numa resposta conjunta para prevenir e combater o cancro.

Ação conjunta de luta contra o cancro

O guia CANCON é o principal resultado desta segunda ação conjunta. O guia visa ajudar a reduzir não só o fardo que o cancro representa em toda a UE, mas também as desigualdades existentes entre os Estados-Membros no domínio da luta contra o cancro e dos cuidados oncológicos.

Ação conjunta sobre cancros raros

A ação conjunta sobre cancros raros visa integrar e maximizar os esforços da Comissão Europeia, dos Estados-Membros da UE e de todas as partes interessadas para promover a qualidade dos cuidados de saúde e a investigação sobre cancros raros.

Parceria inovadora para a ação contra o cancro

O objetivo geral da atual ação conjunta de três anos consiste em consolidar trabalhos anteriores e em desenvolver abordagens inovadoras para progredir na luta contra o cancro.

Outras ligações úteis