Porque é que o prémio deste ano se centra na vacinação e estilos de vida saudáveis?
John F. Ryan, diretor da Direção-Geral da Saúde Pública, Conhecimento dos Países e Gestão de Crises, da Comissão Europeia, faz um parêntesis no seu trabalho de gestão e preparação de crises para anunciar o convite à apresentação de iniciativas para o Prémio de Saúde da UE de 2020. Este prémio terá duas vertentes: promover a vacinação das crianças e promover um estilo de vida saudável entre as crianças. O prazo para a apresentação de iniciativas candidatas ao prémio é 29 de abril de 2020, às 11h00 (hora de Bruxelas).
Porque é que o prémio deste ano se centra na vacinação e estilos de vida saudáveis?
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a vacinação evita cerca de 2 a 3 milhões de mortes por ano e reduz os custos de tratamento específicos de doenças, nomeadamente os tratamentos antimicrobianos. Todos os anos, mais de 100 milhões de crianças em todo o mundo são vacinadas contra doenças como a difteria, o tétano, a tosse convulsa, a tuberculose, a poliomielite, o sarampo e a hepatite B. Muitas pessoas esquecem que, no passado, era habitual as crianças sucumbirem a este tipo de doenças. As vacinas também podem proteger contra outras infeções, por exemplo, o papilomavírus humano (HPV), que pode causar cancro.
No entanto, apesar disso, vários países da UE e países vizinhos da UE enfrentam atualmente surtos sem precedentes de doenças que podem ser prevenidas por vacinação devido ao facto de as pessoas não terem sido vacinadas. Perante esta situação, a Comissão Europeia e os Estados-Membros da UE estão a desenvolver esforços conjuntos para combater a desinformação, gerar confiança nas vacinas e assegurar que todos os cidadãos da UE a elas possam aceder de modo equitativo.
No que se refere ao convite à apresentação de propostas sobre estilos de vida saudáveis, a promoção de uma alimentação saudável e de uma atividade física adequada é vital para reduzir o peso das doenças não transmissíveis. É estimulante saber que muitas destas doenças são, em grande medida, evitáveis. Além disso, é importante inculcar hábitos saudáveis desde tenra idade, não só para que sejam profundamente enraizados, como também devido ao facto de as crianças com estes hábitos correrem um risco menor de desenvolverem problemas de saúde em fases posteriores das suas vidas.
Ao centrar-se neste tema, o prémio apoia as realizações e os trabalhos em curso de várias ações da UE, nomeadamente o Plano de Ação da UE contra a Obesidade Infantil, o Apelo de Tartu para um estilo de vida saudável, o programa da UE de distribuição de fruta, legumes e leite nas escolas e o projeto da UE sobre promoção da saúde e prevenção da doença em contextos de saúde e de ensino.
O prémio de Saúde da UE é coerente com os objetivos da Comissão?
Para além de constituir um agradecimento aos municípios, escolas, jardins de infância e ONG pelo seu empenho no âmbito da saúde pública, o Prémio de Saúde da UE dá a conhecer o papel vital que desempenham na consolidação da democracia participativa e da cidadania ativa.
Através deste prémio, a Plataforma para a Política de Saúde da UE poderá igualmente recolher boas práticas dessas cidades, ONG, escolas e jardins de infância e partilhá-las com outras, para inspiração ou para serem replicadas.
O prémio é financiado ao abrigo do 3.º Programa de Saúde, que visa apoiar a identificação, divulgação e aplicação de boas práticas que melhorem a saúde e a qualidade de vida de uma forma eficiente em termos de custos.
Quem pode apresentar iniciativas?
O prémio para a promoção de estilos de vida saudáveis entre as crianças, dos 6 aos 18 anos, está aberto a todas as cidades e escolas que tenham um impacto positivo nas respetivas comunidades e o prémio para a promoção da vacinação das crianças, desde o nascimento até aos 18 anos, está aberto a ONG, escolas e jardins de infância. Para este prémio, são consideradas todas as iniciativas, tanto as grandes como as pequenas – no ano passado, quando o tema foi a obesidade nas crianças, a cidade de Amesterdão ganhou na categoria «Cidade» com o seu «Programa de Peso Saudável em Amesterdão», ao passo que, na categoria «Escola», foi o Instituto de Enseñanza Secundaria Guadalquivir, situado numa das zonas mais desfavorecidas de Espanha, que ganhou com a sua iniciativa «Be Active @ IES Guadalquivir».
Atividades a nível da UE
Comissão Europeia – Saúde e Segurança dos Alimentos |
Plataforma para a Política de Saúde da UE Comissão Europeia – Saúde e Segurança dos Alimentos |
Comissão Europeia – Saúde e Segurança dos Alimentos |
Alimentação e atividade física Comissão Europeia – Saúde e Segurança dos Alimentos |
Notícias
Prémio de Saúde da UE de 2020 para promover a vacinação e estilos de vida saudáveis Convidam-se as partes interessadas a consultarem as condições e a apresentarem informações pormenorizadas sobre as suas iniciativas até 29 de abril de 2020, às 11h00 (hora de Bruxelas). |
Adira à Plataforma para a Política de Saúde da UE! A Plataforma é uma ferramenta interativa que visa dinamizar o debate sobre questões de saúde pública, bem como partilhar conhecimentos e boas práticas. Inscreva-se e participe para partilhar conhecimentos, contribuir para declarações conjuntas e promover o seu trabalho junto de um vasto público. |