Skip to main content
Public Health

Relatório de acompanhamento

Os perfis de saúde por país são apresentados juntamente com um relatório de acompanhamento, apresentado pela Comissão Europeia, que destaca uma seleção de observações horizontais baseadas na análise dos perfis por país.

A edição de 2021 do relatório de acompanhamento sobre o State of Health in the EU consiste em duas partes.

A parte 1 apresenta um capítulo dedicado à resiliência dos sistemas de saúde europeus face à pandemia de COVID-19. A análise centra-se em 3 questões principais:

  • Compreender os impactos profundos da pandemia de COVID-19 na saúde. Os impactos complexos, diretos e indiretos da pandemia de COVID-19 na saúde são apenas parcialmente tidos em conta pelos indicadores atualmente disponíveis. A plena compreensão destes elementos exigirá uma maior recolha e análise de dados nos próximos anos.
  • Consolidar as vantagens da inovação digital na prestação de cuidados de saúde e na saúde pública. A COVID-19 provocou uma aceleração extraordinária da utilização de ferramentas digitais de saúde na prestação de cuidados de saúde e na saúde pública. No rescaldo da pandemia, a avaliação da eficácia, da relação custo-eficácia e do impacto global destas ferramentas será fundamental para tirar partido e assegurar a utilização destas tecnologias digitais de saúde a longo prazo.
  • Repensar as estratégias e o planeamento relativos aos profissionais de saúde após a pandemia de COVID-19. A questão de longa data referente à escassez de profissionais de saúde foi posta em evidência durante os picos da pandemia na maioria dos sistemas de saúde europeus. O reforço da resiliência dos profissionais de saúde exigirá tomar medidas em diversos níveis, incluindo um planeamento mais sofisticado da mão de obra e um maior investimento em inovações que combinam várias competências, juntamente com uma expansão sustentada do número de profissionais de saúde.

A parte 2 do relatório de acompanhamento apresenta uma compilação das principais conclusões dos 29 perfis de saúde por país elaborados pela Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económicos (OCDE) e pelo European Observatory on Health Systems and Policies (Observatório).

Edições anteriores