Um indicador é uma medida quantitativa ou qualitativa que permite determinar o grau de progressão relativamente aos objetivos fixados (resultados das políticas). Os indicadores ajudam a analisar e a comparar o grau de desempenho de diferentes grupos populacionais ou áreas geográficas, podendo contribuir para definir prioridades políticas.
A Comissão Europeia publica várias séries de indicadores de saúde baseados em dados fiáveis e comparáveis, que são essenciais para definir estratégias e políticas destinadas a melhorar a saúde dos europeus e para acompanhar a respetiva execução.
Indicadores de saúde a nível da UE
A Comissão usa ferramentas, como o ciclo do conhecimento da Situação da Saúde na UE, para obter dados fiáveis e comparáveis sobre a saúde e os comportamentos que a influenciam, as doenças e os sistemas de saúde. Estes dados, que a ajudam a formular as suas políticas, devem basear-se em indicadores de saúde comuns a toda a UE, com definições e métodos de recolha e utilização aprovados por todos. Para consultar estes indicadores, ver:
- os indicadores básicos de saúde europeus (ECHI), um conjunto de mais de 60 indicadores (relativamente comparáveis) apresentados na ferramenta ECHI
- os dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) resultantes da vigilância das doenças transmissíveis (ver também a legislação em matéria de doenças transmissíveis)
- outros indicadores de saúde, como indicadores de saúde regional e saúde urbana, indicadores da qualidade dos cuidados de saúde (HCQI), indicadores de desenvolvimento sustentável (SDI), indicadores da saúde dos jovens
Dados sobre saúde na UE
Os dados sobre saúde na UE combinam dados administrativos com dados provenientes de inquéritos de saúde e inquéritos sociais.
Uma vez que os dados devem ser comparáveis, é indispensável usar sistemas de classificação internacionais coerentes, assentes em conceitos e definições comuns.
Grupo de peritos em matéria de informações sobre saúde
O grupo de peritos em matéria de informações sobre saúde (EGHI) é um grupo consultivo constituído por representantes de países da UE, dos países do Espaço Económico Europeu, de eventuais futuros membros da UE e de organizações internacionais, que contribui para a elaboração de políticas assentes em dados factuais.
Ação comum relativa a informações sobre saúde
Lançada em 28 de março de 2018, a ação comum relativa a informações sobre saúde (InfAct) visa facilitar o desenvolvimento de uma infraestrutura de informação sobre saúde a nível europeu, que seja sustentável, melhorando a disponibilidade de dados comparáveis, sólidos e relevantes sobre saúde e o desempenho dos sistemas de saúde.