A avaliação do desempenho dos sistemas de saúde é essencial para compreender como funcionam estes sistemas e, por conseguinte, para os melhorar. Trata-se de um processo complexo que implica medições estatísticas, análises aprofundadas e ações práticas. Só é possível fazer uma avaliação correta do desempenho dos sistemas de saúde através de ações conjuntas de diferentes intervenientes, nomeadamente responsáveis políticos, institutos de estatística, investigadores, prestadores de cuidados de saúde e doentes.
A avaliação do desempenho dos sistemas de saúde permite uma sólida abordagem da elaboração política, com base em dados factuais, podendo igualmente funcionar como quadro estratégico para o acompanhamento dos progressos e a avaliação de boas práticas, por parte dos prestadores de serviços de saúde, associando os resultados em termos de saúde às estratégias e funções dos sistemas de saúde.
Além disso, uma avaliação correta do desempenho contribui para a transparência e a objetividade da fundamentação, que são essenciais para a responsabilização perante os cidadãos. Um conhecimento aprofundado do modo de funcionamento dos sistemas de saúde é uma condição prévia da introdução efetiva de melhorias em benefício dos doentes.
Grupo de peritos
A Comissão Europeia criou um Grupo de peritos para a Avaliação do Desempenho dos Sistemas de Saúde, que visa proporcionar aos países da UE um fórum para o intercâmbio de experiências neste domínio e apoiar os responsáveis políticos a nível nacional através da identificação de ferramentas e metodologias para desenvolver a avaliação do desempenho dos sistemas de saúde. As organizações internacionais, como a OMS e a OCDE, contribuem proativamente para os trabalhos do grupo de peritos.
Os trabalhos anuais do grupo de peritos organizam-se em torno de domínios prioritários, concentrando-se na identificação de ferramentas e metodologias para avaliar um tema diferente por ano, por exemplo, qualidade dos cuidados de saúde, cuidados integrados ou cuidados primários.
O grupo de peritos apoia ações específicas nos países interessados em aprofundar o trabalho de avaliação do desempenho a nível nacional, pretendendo também chamar a atenção dos políticos para a questão da avaliação do desempenho dos sistemas de saúde, para que os seus resultados contribuam para a correta elaboração de políticas nesta matéria.
Relatórios do grupo de peritos
- Melhorar o acesso aos cuidados de saúde através de instrumentos de medição mais potentes
- Avaliar a resiliência dos sistemas de saúde na Europa
- Ferramentas e metodologias para avaliar a eficiência dos serviços de cuidados de saúde na Europa
- Um novo impulso para os cuidados de saúde primários na Europa: repensar as ferramentas e metodologias de avaliação
- Estratégias na Europa para avaliar a qualidade dos cuidados
- Blocks: ferramentas e metodologias para cuidados integrados na Europa