Ir para o conteúdo principal
Public Health

Panorâmica

A Avaliação das Tecnologias da Saúde (ATS) resume as informações sobre questões médicas, económicas, sociais e éticas relacionadas com a utilização de uma tecnologia de saúde. São exemplos de tecnologias da saúde os medicamentos, o equipamento médico de diagnóstico e tratamento e os métodos de prevenção.

Como funciona?

Sempre que lhes é pedido para avaliar uma nova tecnologia da saúde, os organismos de avaliação das tecnologias da saúde (ATS) devem determinar se a nova tecnologia funciona melhor, da mesma maneira ou pior que as tecnologias alternativas existentes. Para tal, por exemplo, precisam de analisar o efeito terapêutico do novo medicamento, mas também os seus potenciais efeitos secundários, a sua influência na qualidade de vida e o modo de administração.

No âmbito da ATS, também são avaliados outros aspetos da utilização das tecnologias, por exemplo, a sua incidência em termos de custos para os doentes e o impacto da sua administração na organização dos sistemas de saúde. Trata-se, por conseguinte, de um processo multidisciplinar, que passa em revista as questões médicas, económicas, organizacionais, sociais e éticas relacionadas com a utilização de uma tecnologia da saúde de forma sistemática.

Impacto na tomada de decisões a nível nacional

O principal objetivo da ATS é disponibilizar informações assentes em dados concretos aos responsáveis políticos para que estes possam formular políticas de saúde seguras, eficazes, centradas no doente e com uma boa relação custo-eficácia. As autoridades nacionais também recorrem à ATS para as ajudar a tomar decisões sobre as tecnologias que devem ser reembolsadas a nível nacional.