Ir para o conteúdo principal
Public Health

Boas práticas

A Comissão Europeia estabeleceu uma abordagem bem sucedida para difundir e reproduzir as boas práticas em matéria de saúde pública, a fim de apoiar os países da UE e as partes interessadas. Esta abordagem baseia-se num mecanismo que está ancorado no grupo diretor para a promoção da saúde, prevenção das doenças e gestão de doenças não transmissíveis, que é um grupo formal de peritos da Comissão composto por representantes dos Estados-Membros da UE. No grupo diretor, os países e a Comissão determinam a prioridade dos desafios em matéria de saúde pública, identificando, em seguida, as boas práticas que os países aplicam no terreno para benefício real dos cidadãos.

Uma boa prática é definida como «uma política ou intervenção pertinente aplicada num contexto real que tenha sido avaliada favoravelmente em termos de adequação (ética e provas) e equidade, bem como de eficácia e eficiência relacionadas com os processos e os resultados».

O portal de boas práticas é um repositório para facilitar a recolha e o intercâmbio de boas práticas e a sua aplicação na UE. Quaisquer organizações governamentais e não governamentais (nacionais, regionais ou locais) dos países da UE que sejam elegíveis para participar no programa UE pela Saúde podem apresentar propostas de boas práticas. Enquanto instrumento de financiamento, o programa UE pela Saúde apoia a aplicação e a difusão das boas práticas selecionadas em toda a Europa.

Aplicação das boas práticas

Nutrição e exercício físico:

Doenças raras:

Saúde mental:

Cancro:

Cuidados integrados:

Em preparação:

  • Ação conjunta em matéria de prevenção das doenças não transmissíveis e dos fatores de risco - diabetes: boa prática «Reverse diabetes 2 now»
  • Ação conjunta em matéria de prevenção de doenças não transmissíveis e fatores de risco - estilo de vida saudável: boas práticas «Smart family» e «Grünau moves»
  • Propostas sobre a promoção da saúde mental: boas práticas «Icehearts» e «Let’s talk about children»

Referências da OCDE sobre as boas práticas no domínio da saúde pública