Ir para o conteúdo principal
Public Health

Boletim sobre a saúde na UE n.º 237 – Em destaque

Apelo de Tartu para um estilo de vida saudável O que mudou nos dois últimos anos?

Dois anos após o Apelo de Tartu para um estilo de vida saudável, a iniciativa lançada pelos Comissários Tibor Navracsics, Vytenis Andriukaitis e Phil Hogan, registou progressos significativos na promoção de estilos de vida saudáveis.

Os Comissários Navracsics, Andriukaitis e Hogan apreciam todo o trabalho realizado conjuntamente durante esse período e congratulam-se com os resultados alcançados, nomeadamente:

- o aumento do orçamento atribuído à promoção de estilos de vida saudáveis a nível da UE

- a organização de campanhas e ações de sensibilização destinadas a promover regimes alimentares saudáveis e o exercício físico

- o apoio da Comissão Europeia aos países e à sociedade civil da UE através da recolha e compilação de elementos de prova úteis e da aplicação das melhores práticas

- a colaboração ativa do Parlamento Europeu e do Conselho com a Comissão Europeia na promoção de estilos de vida saudáveis

- o reforço da cooperação interna entre os serviços da Comissão Europeia

Considerando que este é apenas um primeiro passo e que é necessário envidar mais esforços para enfrentar este importante desafio com que se defronta a sociedade, os Comissários Navracsics, Andriukaitis e Hogan instam a sociedade civil e os países da UE a:

  1. Tirar o melhor partido possível do financiamento disponível da UE para levar a cabo iniciativas relevantes, em especial no que diz respeito às desigualdades
  2. Utilizar o desporto como um instrumento poderoso para promover estilos de vida saudáveis, tirando partido do potencial dos clubes desportivos, do desporto não organizado e dos principais instrumentos existentes, como a Semana Europeia do Desporto
  3. Adotar medidas ambiciosas para promover e estabelecer regimes alimentares saudáveis entre os cidadãos da UE, a fim de reduzir a obesidade e as doenças não transmissíveis. Sensibilizar, nomeadamente os jovens, para a importância de regimes alimentares saudáveis e de tirar o melhor partido possível do regime da UE de distribuição de fruta, produtos hortícolas e leite nas escolas
  4. Reforçar a cooperação entre setores relevantes, nomeadamente a saúde, o desporto, a educação, o setor agroalimentar, a investigação, os transportes, a publicidade e o planeamento urbano
  5. Promover a atividade física e a alimentação saudável no local de trabalho, para ter um impacto positivo no comportamento global dos trabalhadores

Atividades a nível da UE

Alimentação e atividade física

Comissão Europeia – Saúde e Segurança dos Alimentos

Portal de boas práticas

Comissão Europeia – Saúde e Segurança dos Alimentos

Portal do conhecimento sobre promoção da saúde e prevenção da doença

Comissão Europeia – Plataforma científica da UE

Desportos

Comissão Europeia – Desporto

Regime de distribuição de fruta, produtos hortícolas e leite nas escolas

Direção-Geral da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Comissão Europeia

Notícias

Três Comissários apresentam em 19 de junho, em Bruxelas, os resultados do Apelo de Tartu para um estilo de vida saudável.

Os Comissários Vytenis Andriukaitis (Saúde e Segurança Alimentar) Tibor Navracsics (Educação, Cultura, Juventude e Desporto) e Phil Hogan (Agricultura e Desenvolvimento Rural) também entregaram certificados a 16 organizações cujas intervenções foram aprovadas na avaliação do Portal das Melhores Práticas.

Mercado da Alimentação e Atividade Física, realizado em Bruxelas, em 19 e 20 de junho de 2019

Foram apresentadas as melhores práticas aos representantes dos países da UE, que tiveram a ocasião de se reunir com os chefes de projeto e debater a forma como estes poderiam ser executados nos seus próprios países. Consulte a descrição destas práticas no Portal de Boas Práticas.

Objetivos claros e medidas práticas para os alcançar – o Apelo de Tartu para um estilo de vida saudável

Descubra nesta brochura quais são os objetivos do Apelo de Tartu para um estilo de vida saudável e como podem ser alcançados. A brochura foi publicada em setembro de 2017 por ocasião do lançamento do convite à apresentação de propostas para incentivar estilos de vida mais saudáveis.

Reunião oficial do grupo diretor sobre a promoção da saúde, a prevenção da doença e a gestão das doenças não transmissíveis

A terceira reunião formal do grupo diretor foi organizada pela DG Saúde e Segurança dos Alimentos, em 7 de junho, e contou com a participação de representantes de 25 países da UE e da Noruega.

De que forma contribuiu a UE para uma alimentação mais saudável e para uma maior prática de exercício físico?

A Comissão esforça-se por ajudar os europeus a encontrarem opções alimentares mais saudáveis nas prateleiras dos supermercados, por melhorar as refeições escolares para as crianças e por criar mais oportunidades para praticar exercício físico na Europa.

Promover estilos de vida saudáveis – que intervenções são mais eficazes?

No relatório especial publicado durante o Apelo de Tartu para um estilo de vida saudável, o EURACTIV analisa os desafios que se colocam aos responsáveis políticos da UE quando se trata de estilos de vida saudáveis, bem como várias iniciativas que vão desde a reformulação da alimentação à ação a nível escolar.

Todas as informações sobre a atividade física e o sedentarismo!

Esta página Web da Plataforma Científica da UE (EU Science Hub) define o exercício físico, dá informações sobre os seus benefícios e também emite recomendações sobre o tipo, a duração e a intensidade das várias atividades.

Orientações em matéria de alimentação para assegurar o bom estado de saúde

As orientações em matéria de alimentação baseiam-se em recomendações científicas sob a forma de orientações para uma alimentação saudável. Todos os países da UE, bem como a Suíça, a Islândia e a Noruega, dispõem deste tipo de orientações, que são aqui apresentadas.

Será que consome diariamente uma quantidade suficiente de fruta e legumes?

De acordo com um inquérito do Eurostat sobre a população da UE em 2017, apenas uma em cada quatro pessoas comem fruta pelo menos duas vezes por dia. 37 % da população da UE come fruta uma vez por dia, e os restantes 36 % não comem ou comem fruta com menos frequência durante uma semana típica.

Mais de um quarto dos europeus não faz qualquer tipo de exercício físico

Segundo os dados mais recentes do Eurostat, mais de um quarto dos europeus não pratica qualquer tipo de exercício fora do horário de trabalho.

Projetos do Programa de Saúde

EUPAP – Um modelo europeu de atividade física por prescrição médica

Organizações de dez países da UE colaboram neste projeto de três anos que visa facilitar a transferência do modelo de melhores práticas suecas de prescrição de atividade física.

Rede Europeia do Coração – combate a doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais

Um dos principais objetivos deste projeto é prevenir as doenças cardiovasculares evitáveis, centrando-se fortemente na promoção de medidas de sensibilização e de prevenção eficazes em termos de custos, em conformidade, em especial, com a estratégia da UE em matéria de alimentação e nutrição.

STOP – Ciência e tecnologia nas políticas relativas à obesidade infantil

Este projeto financiado pelo programa Horizonte 2020 para combater a obesidade infantil tem por objetivo alargar e consolidar a base de dados multidisciplinar que poderá servir para elaborar políticas eficazes e sustentáveis que visem prevenir e combater a obesidade infantil.

Associação Europeia para o Estudo da Obesidade – Projeto Spotlight

O Spotlight é um projeto de investigação transversal a nível europeu na área da prevenção sustentável da obesidade através de estratégias integradas. É financiado pela Comissão Europeia através do seu Sétimo Programa-Quadro.

YOUNG50 #StayHealthy – Prevenção de riscos cardiovasculares

O projeto YOUNG50 vai transpor as melhores práticas do projeto italiano CARDIO 50 para pessoas de 50 anos de idade na Lituânia, na Roménia e no Luxemburgo.

Outras ligações úteis