Os ministérios da saúde da UE são incentivados a utilizar as análises e as informações fornecidas no Health at a Glance: Europe, nos perfis de saúde por país e no relatório de acompanhamento para fundamentar o processo decisório. Neste sentido, podem ser solicitados intercâmbios voluntários com os peritos responsáveis pela realização das análises, com vista a aproveitar os seus conhecimentos especializados para compreender melhor as questões em causa e desenvolver eventuais respostas políticas.
Mediante pedido, os intercâmbios voluntários são organizados principalmente por peritos da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económicos (OCDE) e do Observatório Europeu de Políticas e Sistemas de Saúde (Observatório), em estreita ligação com as autoridades nacionais de saúde requerentes. Desta forma, um país da UE ou um pequeno grupo de países da UE podem analisar as questões suscitadas nos respetivos perfis de saúde por país, no relatório de acompanhamento e no Health at a Glance: Europe.
Os intercâmbios voluntários destinam-se a:
- facilitar o diálogo e a troca de experiências
- proporcionar uma melhor compreensão das questões subjacentes
- partilhar boas práticas
- apoiar a ação política nacional, se necessário
O âmbito, o conteúdo e o formato de cada intercâmbio voluntário são adaptados às necessidades e preferências específicas do país. Podem assumir a forma de seminários, ateliês, simpósios ou diálogos políticos.