Ir para o conteúdo principal
Public Health

Boletim sobre a saúde na UE n.º 240 – Em destaque

Dez ações de vacinação para todos

A Comissão Europeia e a Organização Mundial da Saúde (OMS) realizaram em conjunto uma cimeira mundial sobre vacinação, em 12 de setembro, com o objetivo de inverter a propagação de doenças que podem ser prevenidas por vacinação e pôr termo à desinformação sobre o tema. As conclusões dos debates são resumidas nas ações e ensinamentos a seguir enumerados.

Todos devem poder beneficiar do poder de vacinação. Apesar da disponibilidade de vacinas seguras e eficazes, a falta de acesso, a escassez de vacinas, a falta de informação, a inação perante os riscos de doença, a diminuição da confiança do público na eficácia das vacinas e o desinvestimento estão a prejudicar as taxas de vacinação em todo o mundo. A vacinação é, incontestavelmente, uma das intervenções mais eficazes da saúde pública. Devemos envidar esforços para manter os resultados positivos da vacinação que tão difíceis foram de obter, mas também procurar fazer mais e melhor, a fim de assegurar sistemas de saúde eficazes e equitativos e reduzir os danos causados pela doença e pelo sofrimento que podem ser evitados. Nomeadamente, têm de ser feitos os investimentos necessários em investigação e desenvolvimento a fim de dar resposta às necessidades médicas não satisfeitas através do desenvolvimento de novas vacinas e da melhoria das já existentes.

Ensinamentos retirados da cimeira e medidas necessárias para assegurar o acesso de todos à vacinação e a eliminação das doenças que podem ser prevenidas através de vacinas:

  1. Promover a liderança política mundial e o compromisso para com a vacinação e construir uma colaboração e parcerias eficazes a nível internacional, nacional, regional e local com as autoridades do setor da saúde, os profissionais da saúde, a sociedade civil, as comunidades, os cientistas e a indústria, a fim de proteger todos os cidadãos através de taxas elevadas de cobertura da vacinação constantes.
  2. Assegurar que todos os países dispõem de estratégias nacionais de vacinação e que asseguram e reforçam a respetiva sustentabilidade financeira, em consonância com os progressos no sentido da concretização da cobertura universal dos cuidados de saúde, de modo a não excluir ninguém.
  3. Criar sistemas de vigilância sólidos para as doenças que podem ser prevenidas por vacinação, em especial as que estão sujeitas a objetivos de eliminação e erradicação a nível mundial.
  4. Combater as causas profundas das reticências em relação à vacinação e aumentar a confiança nas vacinas, bem como conceber e aplicar intervenções baseadas em dados concretos.
  5. Explorar o poder das tecnologias digitais, de modo a reforçar a monitorização do desempenho dos programas de vacinação.
  6. Apoiar os esforços de investigação a fim de gerar um fluxo contínuo de dados sobre a eficácia e a segurança das vacinas e o impacto dos programas de vacinação.
  7. Prosseguir os esforços e o investimento, nomeadamente através de novos incentivos e modelos de financiamento, na investigação, no desenvolvimento e na inovação a fim de criar novos dispositivos de administração de vacinas ou melhorar os existentes.
  8. Atenuar os riscos de escassez de vacinas, melhorando o acompanhamento da disponibilidade, as previsões, a compra, a entrega e a constituição de reservas de vacinas, bem como a colaboração com os produtores e todos os participantes na cadeia de distribuição, a fim de utilizar da melhor forma ou aumentar a capacidade de produção existente.
  9. Capacitar os profissionais da saúde a todos os níveis, bem como os meios de comunicação social, para que possam prestar ao público informações eficazes, transparentes e objetivas e combater informações falsas e erróneas, nomeadamente através da colaboração com plataformas de redes sociais e empresas tecnológicas.
  10. Alinhar e integrar a vacinação nas agendas mundiais da saúde e do desenvolvimento, através de um programa de vacinação renovado para 2030.

Atividades a nível da UE

Vacinação

Comissão Europeia – Saúde e Segurança dos Alimentos

Notícias

Cimeira Mundial sobre Vacinação, organizada pela Comissão Europeia e a OMS, tem lugar em 12 de setembro de 2019

O evento teve lugar sob a égide conjunta do Presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, e do Diretor-Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, que deram grande visibilidade e apoio político ao tema da vacinação.

Segundo a Public Health England, a vacina contra o VPH poderá impedir mais de 100 000 casos de cancro

As estimativas sugerem que o programa de vacinação contra o VPH poderá evitar mais de 64 000 casos de cancro do colo do útero e cerca de 50 000 casos de outros tipos de cancro até 2058.

O que pensam os europeus da vacinação?

Do inquérito do Eurobarómetro de março de 2019, constavam, entre outras, perguntas sobre a perceção que os europeus têm das doenças que podem ser evitadas por vacinação e da eficácia das vacinas, a sua experiência da vacinação e as fontes de informação sobre as vacinas que conhecem.

O sarampo continuará a circular enquanto existirem lacunas significativas em matéria de imunidade e a cobertura de vacinação for insuficiente

Num recente boletim informativo do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças, a sua diretora, Andrea Ammon, escreveu que existem três fatores principais na origem desta epidemia evitável: um grande número de pessoas vulneráveis ao sarampo, uma incidência elevada de sarampo entre lactentes e adultos e o potencial contínuo da importação da doença.

Esforços conjuntos dos signatários Plano de Ação Europeu de Vacinação para 2015-2020 (Gabinete Regional da OMS para a Europa)

Adotado em 2014 pelos países membros da região EURO da OMS, o plano fixava objetivos regionais para a vacinação e o controlo das doenças que podem ser prevenidas por vacinação para o período 2015 a 2020 e depois, definindo objetivos, domínios de ação prioritários e indicadores.

Plano de Ação Mundial de Vacinação para 2011-2020: texto integral e resumos por secção

O Plano de Ação Mundial de Vacinação, validado pelos 194 membros da Assembleia Mundial da Saúde em maio de 2012, estabelece um quadro para evitar milhões de mortes até 2020 através da garantia de um acesso mais equitativo às vacinas para as pessoas de todas as comunidades.

20 milhões de crianças não foram vacinadas contra o sarampo, a difteria e o tétano em 2018

De acordo com novos dados da OMS e da UNICEF, em 2018, mais de uma em cada dez crianças não foi teve acesso a vacinas que podem salvar vidas, nomeadamente vacinas contra o sarampo, a difteria e o tétano.

Mais de um milhão e meio de mortes poderiam ser evitadas se a cobertura mundial da vacinação fosse melhorada, afirma ficha informativa da OMS

Esta ficha apresenta factos e números sobre a vacinação, estimando que cerca de 19,4 milhões de crianças com menos de um ano não receberam a vacina DTP3.

Um enorme esforço à escala mundial permite estebelcer um recorde sem precedentes para a poliomielite e a vacinação

Após a introdução da vacina contra a poliomielite à base de vírus inativados no Zimbabué e dos programas de vacinação de rotina da Mongólia com o apoio da Aliança GAVI, todos os países em todo o mundo, incluindo os 73 países apoiados pela Aliança GAVI, introduziram a vacina que protege as crianças contra esta doença.

A OMS oferece cursos gratuitos a profissionais cujo trabalho está relacionado com questões de segurança das vacinas

Estes cursos visam criar um entendimento comum entre os profissionais cujo trabalho está relacionado com questões de segurança das vacinas (enfermeiros/parteiras/trabalhadores da saúde comunitários, bem como farmacêuticos, médicos e funcionários e técnicos da saúde).

Aliança GAVI: nova estratégia de alto nível de vacinação para todos para 2021-2025

Em 27 de junho de 2019, o Conselho de Administração da Aliança GAVI aprovou uma nova estratégia para dirigir os trabalhos da Aliança para as Vacinas, estabelecendo como prioridade chegar às comunidades que atualmente não têm acesso aos programas de vacinação, por exemplo às pessoas que vivem em bairros de lata, zonas remotas ou zonas de conflito.

Outras ligações úteis