Skip to main content
Public Health

Investigação, Projetos e Estudos

Atualmente, a UE financia um grande número de projetos de investigação no domínio das doenças infecciosas (DI); a maioria destes projetos é relevante para o problema da resistência aos agentes antimicrobianos (RAM), uma vez que esta resistência compromete gravemente a nossa capacidade de tratar doenças infecciosas. O programa Horizonte 2020 investiu mais de 2,3 mil milhões de EUR em investigação sobre as DI e sobre a RAM. Estão também a ser realizados investimentos ao abrigo do Programa de Saúde da UE. Esses projetos financiados pela UE podem ser consultados no inventário da Plataforma Global de I&D sobre a RAM, da qual a Comissão é um dos membros fundadores.

O apoio financeiro prestado através do Horizonte 2020 permite aos investigadores abordar o problema global da RAM nas suas diferentes facetas. Tal inclui, por exemplo, o desenvolvimento de novas abordagens para a gestão clínica, a prevenção de infeções bacterianas resistentes em contextos de prevalência elevada e a criação de uma rede sustentável à escala europeia para estudos harmonizados de investigação clínica em larga escala sobre doenças infecciosas.

A Comissão financia igualmente a investigação sobre a RAM ao unir esforços com a indústria ou com os seus Estados-Membros. Destacam-se como exemplos o programa acelerador no domínio da RAM da Iniciativa sobre Medicamentos Inovadores (IMI), que, por si só, dispõe de um orçamento de 480 milhões de EUR, e a Iniciativa de Programação Conjunta sobre a RAM (JPIAMR), apoiada pelo financiamento da UE, que, para além de coordenar o financiamento nacional da investigação, apoia a ação colaborativa para colmatar as lacunas de conhecimento sobre a RAM na perspetiva do conceito de «Uma Só Saúde». A JPIAMR inclui também um instituto de investigação virtual (JPIAMR-VRI), uma plataforma que visa aumentar a coordenação da investigação sobre a RAM, melhorar a visibilidade das redes de investigação sobre a RAM, bem como dos institutos/centros e infraestruturas de investigação, e facilitar o intercâmbio de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades em todo o mundo.

Em 2021, a investigação sobre a RAM foi alvo de um novo impulso.

Em primeiro lugar, com o lançamento do novo programa-quadro de investigação Horizonte Europa, que proporcionará novas oportunidades de financiamento e parcerias, através das quais a Comissão unirá esforços com os seus Estados-Membros para financiar a investigação sobre a RAM, no âmbito do conceito de «Uma Só Saúde», e sobre a saúde e o bem-estar dos animais.

Em segundo lugar, com a criação do Programa UE pela Saúde (EU4Health), que investirá em ações com um valor acrescentado da UE destinadas a melhorar a saúde, combater as ameaças sanitárias transfronteiriças, melhorar os medicamentos e reforçar os sistemas de saúde.

Em terceiro lugar, com o lançamento de uma fase de transição para a nova Autoridade Europeia de Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias (HERA), que estará plenamente operacional no início de 2022. Esta autoridade reforçará a capacidade da Europa para prevenir, detetar e responder rapidamente a emergências sanitárias transfronteiriças e promoverá a investigação e a inovação a fim de desenvolver contramedidas médicas eficazes, seguras e a preços acessíveis. A RAM é uma das ameaças sanitárias que a HERA combaterá.

Infografias e fichas informativas

UE

PARCEIROS

Vídeos e multimédia

UE

PARCEIROS